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Saiba como monitorar o que os clientes dizem sobre você na internet


Ferramentas Tech
11 de maio de 2016 • , ,

Você já parou para pensar sobre como está a sua reputação online? Será que alguém está falando mal de você na internet? Ou da sua empresa? Como monitorar o que os clientes dizem sobre você e sua empresa na internet?

Talvez você ache que isso é coisa para celebridades, políticos, web celebridades, mas se você nesse momento tem alguma presença online, seja com seu site ou blog, seu canal no youtube ou com seu ecommerce você precisa saber o que as pessoas estão dizendo sobre você.

Isso porque monitorar sua reputação online não é apenas para os já poderosos, ricos e famosos.

Por favor, acredite em mim quando eu lhe digo que se: A) você existe neste mundo e B) tem a esperança de ter qualquer tipo de presença pública de sucesso que traga uma renda ou outras oportunidades (eu estou falando com você coaches, empresários, profissionais liberais ou aqueles que têm uma carreira de qualquer tipo), você precisa saber o que está sendo dito sobre você na internet.

O que eu vou compartilhar com você hoje é uma maneira fácil e gratuita de começar a fazer isso usando a capacidade de alertas do Google.

Não é uma opção mega completa para abranger absolutamente tudo o que é dito sobre você, mas já é um começo.

Então eu acredito que você vai achar útil, e (uma boa notícia!) que não vai exigir qualquer manutenção complicada a partir do momento que você configurar ele pela primeira vez.
Embora seja importante ajustá-lo de vez em quando na medida que você ou sua empresa se desenvolve.

Então aqui está o meu guia para iniciantes com um passo-a-passo para você monitorar o que os clientes dizem sobre você com a ferramenta de Alertas do Google:

PASSO 1: Acesse WWW.GOOGLE.COM/ALERTS

Certifique-se de estar logada com a conta de e-mail do Google que que você deseja usar receber o alerta.
Então vá para www.google.com/alerts.

Você vai cair em sua página pessoal de Alertas do Google:

monitorar o que os clientes dizem

PASSO 2: Digite a(s) palavra(s)-chave(s) que deseja monitorar

Procure a caixa branca na parte superior da página que diz: “Criar um alerta sobre…”

Aqui é onde você começará a digitar seu primeiro termo de pesquisa!
Esta palavra-chave (ou frase) é o termo que você deseja ser alertado quando o Google encontrá-la em algum lugar em um blog, em um artigo de notícias, em um fórum público, e assim por diante.

É super importante que você crie alertas para – no mínimo – o seu nome, nome da empresa, endereço de e-mail (s) e nome (s) de domínio.

(Se você estiver um pouco perdido sobre que palavra-chave incluir, não se preocupe. Eu vou te dar mais idéias para seus alertas no Passo 11.)

Para o meu primeiro alerta, estou entrando com meu nome e sobrenome. Após cique na opção Criar Alerta.

Você vai cair em sua página pessoal de Alertas do Google:

monitorar o que os clientes dizem

Passo 3: Clique em ‘Editar’

Em seguida, você pode personalizar o seu alerta.

Para fazer isso, clique no botão “Editar” no ícone de lápis ao lado do nome do seu alerta.
Você verá uma lista de coisas que ajudarão você a criar um alerta melhor:

 

monitorar o que os clientes dizem

PASSO 4: Escolha a freqüência que você deseja receber o seu alerta

A primeira opção permite que você decida quantas vezes você quer receber um e-mail do Google dizendo que ele encontrou algo que coincide com sua palavra-chave.

Você pode optar por receber: Quando disponível, No máximo uma vez por dia, No máximo uma vez por semana.

Dependendo da importância do seu termo de pesquisa você pode querer escolher “Quando disponível” para que você possa tomar uma ação rapidamente de algo que pode ser potencialmente destrutivo para a sua reputação.

Para os meus propósitos, eu estou escolhendo “No máximo uma vez por dia.”

monitorar o que os clientes dizem

PASSO 5: Escolha quais fontes você quer que o Google monitore

O Google pode rastrear em: Notícias, Blogs, a Web em geral, Vídeos, Livros e Discussões (como fóruns ou comentários) para seu termo de alerta.

Se você escolher a opção padrão “Automático”, ele vai escolher os melhores resultados de todas as fontes.

monitorar o que os clientes dizem

 

Passo 6: Em que língua você quer receber os seus alertas?

Você vai receber alertas dos resultados de pesquisa no idioma que você selecionar, então agora é a hora de decidir o que você prefere.

Eu vou ficar com o padrão: Português:

monitorar o que os clientes dizem

Passo 7: Escolha que região o GOOGLE irá monitorar o seu alerta

Google pode monitorar apenas um país para sua palavra-chave, ou ele pode monitorar múltiplas / todas as regiões.

Eu normalmente deixo em “Brasil” já que os meus alertas serão somente para esse país. No entanto, você pode escolher a área que é mais relevante para você.

monitorar o que os clientes dizem

PASSO 8: Escolha a quantidade e a qualidade dos resultados que você receberá

Para reduzir a frequência e quantidade de resultados que você pode receber em sua caixa de entrada, o Google tem um “Somente os melhores resultados” como opção para decidir os resultados mais relevantes (aka de mais alta qualidade) para seus termos de pesquisa.

Embora os computadores sejam muito inteligentes, para certos termos de busca eu prefiro eu mesmo filtrar do que deixar que o Google decida o que eu quero ver.

Assim, para esta palavra-chave vou escolher “Todos os resultados.”

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Passo 9: Escolha onde seus alertas serão entregues

Google pode enviar seus resultados para o seu e-mail ou um feed RSS.
Eu gosto de receber e-mails, então eu vou escolher o e-mail associado com a minha conta do Google:

monitora o que os clientes dizem

PASSO 10: Atualize o ALERTA!

Agora clique nesse grande botão azul “Atualizar alerta”.

Você deverá ver o seu alerta listado na página inicial dos Alertas do Google. Você pode editar o alerta clicando no lápis cinza, e você pode excluir o alerta inteiramente clicando na lixeira cinza.

Está vendo a minha foto com o endereço de e-mail próximo? Você deve ter um alerta dele também. Clique no ícone “+”, e ele irá adicionar esse endereço de e-mail como um alerta também.

Faça isso agora!

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PASSO 11: Termine de adicionar as palavras-chave que você deseja acompanhar

Google é generoso e permite adicionar até 1000 alertas, então você tem opções quase infinitas para monitorar o que está sendo dito sobre você online. Definitivamente tire proveito disso!

Além dos must-haves que eu descrevi acima, você também pode querer considerar rastrear:
1. erros ortográficos comuns de seu nome e / ou o nome da empresa
2. O nome da empresa e uma palavra-chave altamente relevante que descreve o seu negócio
3. Frases exatas que pertencem a você ou a sua empresa (taglines, sua bio de uma linha, etc.)
4. Nomes nas mídias sociais (com o @ se aplicável)
5. Os nomes dos seus produtos, serviços, cursos e e-books
6. O seu endereço comercial e / ou número de telefone
7. Os nomes anteriores (solteira, casada, etc.)
8. O nome da empresa com um termo ou frase de queixa
9. … E assim por diante.

Aqui está o começo da minha lista de Alertas do Google:

DICAS extra para usar os Alertas do Google:

1. Use as aspas em torno de um grupo de palavras, se você está sempre pesquisando por eles juntos.

Por exemplo: “Macbook Pro” ou “Veuve Clicquot”

2. Use o site: operador fórmula para restringir sua pesquisa a determinados sites.

Por exemplo: Diva Tech: forbes.com

3. Use um sinal de menos (-) na frente das palavras que você deseja excluir.

Por exemplo: Olivia -Palermo

 

Eu já utilizo o Google Alerts há mais de um ano, e vi ele realmente funciona.

Uma vez recebi uma notificação quando uma pessoa utilizou o mesmo nome da minha agência Lance seu Produto para fazer um Hangout do Google com uma cliente dela.

Assim que o vídeo foi para o canal do youtube dela (isso é padrão no Google Hangout se você grava a reunião) eu recebi uma notificação no meu email informando o tipo de conteúdo que era e com o link.

Como esse vídeo estava aberto para o público, o que foi um erro dessa pessoa ao deixar o vídeo ser publicado no formato “público”, eu pude escutar toda a reunião que ela fez com a sua cliente justamente por ela ter nomeado o vídeo com o nome da minha agência.

Eu a notifiquei sobre isso e sobre o caso do vídeo para ela ter mais cuidado da próxima vez pois senão todo mundo poderia ver e ouvir as gravações de suas reuniões.

Eu amo <3 a tecnologia, ela nos possibilita tantas facilidades.

E você como está utilizando as facilidades da tecnologia no seu negócio? Tem alguma dúvida sobre que ferramentas utilizar?

 

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Me conta depois os seus resultados, combinado? ?