BLOG

Como fazer live no Facebook e aumentar seu impacto!


Midias Sociais
28 de abril de 2017 • ,

De uns tempos para cá, uma ferramenta do Facebook vem fazendo muito sucesso, tanto pela praticidade, quanto pelo seu potencial. Com isso, fazer live se tornou popular entre todos que querem divulgar seus produtos ou conteúdo, assim como quem quer transmitir vídeo-aulas e workshops.

Portanto, não tenha medo dessa nova opção e aprenda a usá-la e tirar proveito máximo de suas opções e possibilidades.

Como fazer live aumenta meu impacto?

Mas antes de qualquer coisa é bom entender como as lives funcionam, passo a passo. É algo simples, mas é sempre interessante seguir certos caminhos e não se embaralhar nessa situação.

Primeiro, é bom lembrar que ao fazer live no Facebook, existem modos de você baixar o vídeo depois e usá-lo em várias outras formas, como para enviar para as pessoas ou colocar em seu canal no Youtube.

Mas antes disso, vamos “começar com o começo”. Existem duas formas de live, uma por seu perfil pessoal e outro através de sua fanpage (página profissional). Em termos de ferramenta, o resultado é o mesmo. A principal diferença é que a sua fanpage dá a opção de impulsionar essa publicação, colocando dinheiro para que chegue mais longe em termos de alcance.

Outro detalhe importante é diante do uso do celular para fazer live. De cara, o primeiro passo que você deve fazer é baixar o aplicativo Gerenciador de Páginas do Facebook em seu celular, com ele você terá acesso mais completo à fanpage.  Depois disso, entre na página pelo aplicativo, clique em “live”, automaticamente a imagem de seu celular começará a captar, e então clique no botão “go live”. Pronto, você estará ao vivo.

Quando for em seu perfil pessoal, o caminho é praticamente o mesmo, sendo que, nesse caso, você irá acessar o Facebook pelo aplicativo padrão.

Entretanto, uma dica importante… Na verdade, uma dúvida recorrente que ainda faz muita gente se atrapalhar: se for fazer uma live pelo celular, use ele em pé, na vertical.

Já no computador, ao entrar em sua fanpage você verá duas fileiras de ícones coloridos, a opção que você quer é a última da direita da segunda linha, “inicia um vídeo ao vivo”. Na sequência, você só deve descrever um tema para sua live e clicar em “clique para iniciar a transmissão”.

fazer-lives-dicas

Um cuidado que você deve ter em ambas situações é na hora de terminar a transmissão. Como existe sempre um delay que, muitas vezes, chega a até um minuto, depois de se despedir, permaneça com a live ligada por mais alguns segundos antes de encerrar a transmissão.

Dicas extras para fazer live no Facebook

Uma dica que muita gente pode não saber é que, por ser uma ferramenta nova e o Facebook estar em tempos de promover essa nova opção, posts com lives tem um alcance de público muito maior. Sem contar que lives geram um engajamento dez vezes maior que vídeos comuns.

Não é exagero olhar para as lives hoje e ter a certeza que elas são o formato que mais gera resultados no Facebook. Por isso, não deixe de alcançar isso com algumas dessas dicas.

  • Tenha uma boa conexão. A live consome muito de sua internet, então é importante ter uma conexão que não vá te deixar na mão. Uma dica aqui é que o Facebook te avisa quando sua conexão não é tão boa, com o botão “go live” ficando cinza.
  • Capture a atenção das pessoas através da descrição. O público lerá essas poucas linhas e ficará interessado, então capriche nelas.
  • Aproveite a ferramenta. É lógico que a ideia inicial é transmitir um vídeo, mas a possibilidade de interagir com o público ao vivo é algo que não pode nunca ser deixado de lado. Responda, cite, peça opiniões.
  • Pense na duração. Tente escrever um roteiro ou lista de tópicos e siga isso. Pense em um tempo para a transmissão durar e não vá muito além do programado.

Você já está fazendo lives no Facebook para promover seu produto?

Quais foram os resultados que já conquistou?

Comente aqui embaixo sua experiência:

Quer Começar A Se Divulgar Nas Mídias Sociais Mas Não Sabe Por Onde Começar?


Baixe agora o ebook gratuito 4 Passos Simples para Tornar a Sua Mídia Social Irresistível Para o Seu Público.

Clique Aqui, Faça parte da Lista VIP e Receba o Ebook Gratuito

Com esse guia rápido e simples onde você saberá o que postar em cada dia da semana e poderá utilizar inclusive no seu próprio perfil pessoal para começar a chamar a atenção das pessoas mais próximas na sua rede. Eu garanto que esse ebook vai facilitar e muito a sua forma de se divulgar na internet.

Me conta depois os seus resultados, combinado? ?