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Como criar um site ou blog de coaching de sucesso? Parte 1


Marketing Digital
3 de junho de 2016 • ,

Hello Coaches

Se você é coach e viu na internet uma possibilidade de alcançar um número maior de pessoas provavelmente nesse momento pode estar se sentindo paralisado com algumas dessas questões:

  • É melhor criar um site ou blog de coaching?
  • Qual a diferença em relação a blog?
  • É necessário ter os dois?
  • Qual a vantagem do site e qual a vantagem do blog?

Eu recebo constantemente essas dúvidas dos coaches por email, nos encontros do Coaching in Rio ou na turma da nossa mentoria o Maestria em Coaching e por isso decidi fazer uma série de posts explicando em detalhes os caminhos a seguir e também porque segui-los.

Bem, mas antes de falar se vale a pena criar um site ou blog de coaching é importante perguntar uma coisa à você: Por que você quer ter um site ou blog?

 

Por que ter um site ou blog seria importante para o coach?

Nesse momento, acredito que você já possa ter a sua fanpage no facebook. Esse é um ótimo caminho a seguir para quem quer dar os primeiros passos na internet.

Só que mesmo que você tenha sua fanpage com centenas de fãs, ou seu instagram com vários curtidores na realidade nada disso te pertence.

Isso mesmo.

Tudo isso que você tem aí nas suas redes sociais, e que você acha que é seu na verdade é tudo emprestado.

Você não é dono de nada nas redes sociais. Você até pode pensar que é, mas na verdade tudo isso pertence ao dono da rede social.

Pois independente de que rede social você esteja, seja facebook, instagram, linkedin, pinterest se do dia para a noite eles decidirem acabar com essas redes você também irá desaparecer junto com eles.

  • Então se o facebook acabasse hoje como você ficaria?
  • Como que você ia se comunicar com os seus fãs e seus seguidores?
  • Como você iria interagir com eles?
  • Como que eles iriam te encontrar?

Ter um site ou blog para chamar de seu é exatamente para te prevenir sobre isso, para que você tenha o seu endereço (domínio) e a sua casa (seu site ou blog).

Com seu endereço (domínio) você poderá divulgar isso para os seus amigos e assim eles poderão te encontrar.

E com a sua casa pronta (site ou blog) eles poderão entrar e conhecer melhor como você é, o que você gosta, o que você tem a oferecer…

Além de tudo, o seu site ou blog é personalizável e você poderá deixar ele do jeitinho que você quiser pois ali é você quem manda.

E se nesse ponto do texto você ainda está pensando se vale ou não a pena criar um site ou blog de coaching, nesse post aqui eu compartilhei 11 motivos para todo coach fazer um blog de sucesso.

criar um site ou blog de coaching

Comprar o domínio no meu nome ou no da empresa?

Essa é outra pergunta constante que sempre me fazem: é melhor comprar o endereço (domínio) com o meu nome ou com o nome da minha empresa/projeto?

Aí eu te pergunto: Você quer ser reconhecido como um Coach ou como uma Empresa?

A vantagem de você começar pelo seu nome é que independente do que você for oferecer no futuro, seja um processo individual, um processo em grupo, um ebook, ou um produto online tudo isso veio de uma única fonte que é VOCÊ.

E se no meio do caminho, você resolver rasgar a folha e começar tudo de novo você poderá pois o seu nome já será reconhecido e as pessoas já estarão confiando em VOCÊ.

Pessoas compram de pessoas.

E isso é o tempo todo na nossa vida. Só lembrar quando foi a última vez que alguém te recomendou o serviço de um profissional.

Aquele amigo te falou que o serviço daquele profissional era muito bom, e você comprou isso dele. Você comprou a recomendação do seu amigo, ou seja comprou de uma pessoa.

Agora não perca mais de 10min nessa decisão de comprar o domínio no seu nome ou no nome da empresa.

Se está na dúvida se compra um ou outro, compre os dois.

No registro.br é onde você poderá comprar o seu endereço (domínio) e para começar procure sempre registrar o .com.br. Cada domínio custa R$30 por ano renovável todo ano.

Quais as diferenças entre site e blog?

Tudo bem Dayse, agora que eu já sei qual a importância de ter um site ou blog, qual eu escolho começar?
Um site ou um blog?

Primeiro vamos as diferenças entre cada um.

Um site nada mais é do que uma página estática onde eu chego ali e vejo: o que você oferece, conheço quem é você, o que você faz e só. Bem monótono e apenas informativo.

Um bom exemplo? Site de consultório médico. Você entra ali e verá uma página estática só com as informações de onde é o consultório, horários de atendimento…

Sites são muito utilizados para empresas onde o foco é apenas informar. Não existe muita interação com as pessoas que chegam até ali.

E o blog?

O Blog é algo mais pessoal.

No blog você vai compartilhar o que pensa, o que você sabe, como você pode ajudar uma outra pessoa.

O principal objetivo do blog é compartilhar informações úteis com as pessoas e com isso gerar uma confiança e uma afinidade maior com o seu público.

O conteúdo do blog é mais informal, algo como um bate-papo entre amigos.

Aqui o objetivo é colaborar para que esse amigo interaja com um comentário no final do artigo.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE SITE E BLOG

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TÓPICOS BLOG SITE
OBJETIVO Informar e interagir com clientes e pessoas interessadas no tema do blog. Informar produtos/serviços da empresa e potencializar negócios.
ESTRUTURA Navegação muito simples com posts ordenados por data e classificados por categorias. Navegação mais rígida e formal. Possui uma Home Page para destacar as principais áreas do site.
CONTEÚDO Mais informal e focado em um tema específico. Atualizado com grande frequência. Mais formal e com fluxo de aprovação mais rígido. Atualizado com pouca frequência.
QUEM GERENCIA Em geral, uma ou mais pessoas especializadas no tema com total autonomia publicação. Área de marketing. Muitos são estáticos e dependem de produtoras web para ter seu conteúdo alterado.
INTERAÇÃO COM O PÚBLICO Os comentários são a grande característica dos blogs. Os visitantes podem comentar os posts e dar opiniões, seja contra ou a favor do conteúdo. A interação com o site em geral são através de formulários de contato, e-mails, e quando muito com atendimento via chat.
DIVULGAÇÃO O blog tem visitas com origem no site principal, mas muitas delas são de visitantes frequentes e, muitas vezes, do Google. O Google gosta de conteúdo frequente, portanto os blogs são muito encontrados nas buscas. Muitos blogs são promovidos de forma “viral”. Divulgação oficial da empresa. O site também é encontrado no Google, mas em geral tem menos apelo “viral”.
FACILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO É possível criar um blog em minutos usando plataformas como o WordPress (a mais recomendada) Mais complicado, pois envolve a participação de muitas pessoas. Em geral, é desenvolvido por agências digitais..

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Preciso criar os dois?

Ok Dayse, mas eu preciso criar os dois?

A resposta ideal seria sim, tenha os dois.

Só que para simplificar a sua vida, se você está começando eu indico começar com um blog.

Por que?

Quando falamos de coaching, onde geralmente o processo de fechamento de venda é mais longo, compartilhar informações sobre o que você faz, para quem você faz e como você faz através de artigos em um blog será muito mais eficiente.

Eles precisam enxergar que você é confiável e que sabe bem do que está falando. E mais importante:
Seu cliente precisa enxergar que VOCÊ é a pessoa que vai ajudá-lo a resolver um problema.

Não é apenas vender um processo de coaching, é fazer com que ele entenda que você é a pessoa certa para ele nesse momento.

E você só consegue chegar nesse nível quando está compartilhando seus conhecimentos.

E não fique chateado se ninguém interagir com você no início do seu blog. Muitas das vezes as pessoas estão aqui lendo um post, gostam muito do que estão lendo, entendem tudo o que você falou mas você não saberá quem são essas pessoas.

Mas ele está ali sempre de olho no que você está escrevendo, está ali te acompanhando no facebook, vendo suas fotos no instagram.

E aí um dia, do nada você acorda e recebe um email assim:

Olá Dayse
Nossa como gosto dos seus textos. Eles me ajudam muito. Continue sempre postando no seu blog pois com você aprendo muito e consegui entender e aplicar tudo o que você explica. Você é muito didática e direta, sem muita enrolação como muitos que vemos na internet.

E aí você percebe que mesmo não tendo os 80 comentários que você gostaria no post do seu blog, ou os 100 compartilhamentos no facebook que você desejava, que mesmo assim vale a pena continuar passando horas pesquisando para melhorar e se aprimorar mais a cada dia pois você está realmente fazendo a diferença na vida das pessoas.

Mesmo que por um momento eu não esteja vendo você.

E está tudo bem se você continuar invisível pois o que importa no final de tudo é: Se eu ajudei apenas você que está lendo esse post já estou no lucro.

Bem, agora você já sabe quais as diferenças entre site e blog de coaching e já tem conhecimento para tomar sua decisão.

No próximo post vamos falar como você poderá ter o seu próprio blog. Quais as melhores plataformas e os primeiros serviços que você precisa contratar para ter um blog para chamar de seu.

Agradeço por você ter ficado comigo até aqui.

E se tiver qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários que ficarei feliz em conhecer mais um amigo (a) que antes estava invisível.

Vou ficando por aqui e até o próximo post! ?

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Me conta depois os seus resultados, combinado? ?