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Branding Pessoal: Como transformar seu nome numa marca de sucesso!


Branding Digital
24 de março de 2016 • , , , , ,

Hello, Coaches. Muitas pessoas me perguntam “Como ter o nome reconhecido e se tornar uma referência na área de atuação?”. Por isso, eu decidi escrever esse texto especial e espero que você leia e reflita por muito tempo sobre o assunto.

Neste artigo separei 13 dicas fundamentais para transformar o seu serviço em uma marca de sucesso através de estratégias de branding pessoal!

Esse é o sonho de todo profissional especialista: ter o seu serviço entre os mais importantes e relevantes do mercado, ter seu nome reconhecido e ser uma sumidade no assunto. Mas você está trabalhando para transformar seu nome em uma marca, ou seja, está trabalhando o seu branding?

Venho implantando essas dicas que trago no texto na minha própria imagem como mentora de negócios online. Então, todas são referentes a minha própria experiência no assunto.

Branding: Marca pessoal é essencial na sua carreira

Branding: Marca pessoal é essencial na sua carreira

Você pode achar estranho a princípio tratar o seu nome como marca, mas isso é muito mais comum do que parece. E chamamos personal branding, branding pessoal ou marca pessoal. Trabalhar essa marca pessoal é um dos fatores que separam os profissionais de sucesso dos que vivem de poucos trabalhos.

Trabalhar sua marca pessoal demanda muito mais que gastos com ações de marketing tradicionais e despesas com anúncios para atrair clientes. Para trabalhar a marca pessoal, você precisa mudar o modo como você comunica a sua imagem pessoal nas mídias sociais.

Mesmo que nesse momento você não seja esteja vivendo de sua marca pessoal, você deve ser o exemplo do que quer passar.

Por exemplo, se você quer se mostrar como um Coach de Investimentos, então você precisa mostrar que você sabe sobre o assunto, dar dicas sobre investimentos, falar sobre isso nas suas mídias sociais pois assim as pessoas começarão a enxergar você como um especialista no assunto.

Claro que nenhuma pessoa é perfeita e você não precisa mostrar só a perfeição. Todos somos humanos e erramos, no entanto, esses erros devem servir como aprendizado, nunca como primeira impressão que o cliente terá de você.

Com as redes sociais, esse cuidado deve ser redobrado. Já pensou se você quer contratar um Coach de saúde e no primeiro contato, encontra fotos dele bêbado em uma festa? Os amigos podem achar bem engraçado, mas um cliente muito ligado à vida saudável não gostará disso.

Por isso, é importante trabalhar a sua imagem e marca pessoal. A seguir eu dou mais dicas para se trabalhar sua marca de profissional de sucesso.

13 dicas de como fazer branding pessoal

13 dicas para criar um branding pessoal de alto impacto

Tenha um nicho de mercado
Sempre que me perguntam qual é a principal dica para ser reconhecido no mercado, principalmente na internet, eu respondo: Tenha um nicho de mercado! Não seja um profissional genérico, achando que, com isso, conseguirá mais clientes. Pelo contrário, se quiser fazer muitas coisas, provavelmente fará tudo mal feito.

Pense nos grande nomes do seu nicho de mercadoo, todos eles são especialistas em uma área. Siga esse exemplo e busque aperfeiçoar tudo que sabe sempre.

Tenha um diferencial
Não se conforme em ser só mais um no mercado. Seja diferente e se reinvente para conquistar isso. Busque ser o melhor da sua área de atuação. Assim você atrairá pessoas que procuram por um assunto específico e querem respostas para os problemas que mais as incomodam. Esse é um trabalho de branding que te ajuda a se destacar do resto do mercado.

Trate cada cliente como se ele fosse o único
Ter uma agenda cheia não é desculpa para ser negligente com seus clientes.

Ninguém gosta de se sentir que está recebendo respostas prontas e genéricas para as suas demandas. Esse é um erro muito comum no meio de prestação de serviços, mas não se engane, os profissionais de renome estão em posições mais elevadas porque não mantiveram esse mal hábito. Essa simples atitude trabalha no seu branding por gerar clientes felizes que sempre estarão dispostos a falar bem de seu trabalho.

Organização sempre!
Isso é importante para manter um ritmo de trabalho saudável e produtivo para você e com melhor rendimento dos seus clientes. Tenha a sua agenda sempre com você e seja atento aos compromissos do dia. A minha dica é fazer isso de forma eletrônica, por aplicativos que funcionem tanto no seu computador, quanto no celular. Assim você tem acesso a seus compromissos de qualquer lugar e não corre o risco de perdê-la.

Tenha bom senso com sua imagem
Embora seu cliente queira se sentir especial, ele não é seu amigo. Não ultrapasse os limites entre as relações de trabalho e amizade. Essa é sua profissão, mas também é um meio de negócio. Por isso, para cada atendimento que você fizer dê o seu melhor.

Outras dicas são: tome cuidado com as roupas que irá vestir, a linguagem e a aparência. Se você trabalha como Coach de Executivos, por exemplo, utilizar uma camisa de malha cheia de frases e desenhos não conecta com o tipo de cliente que você quer atrair. Então, reflita se você está refletindo a imagem que o seu clientes gostaria de encontrar num profissional confiável para que ele poder pagar o valor justo pelos trabalhos oferecidos.

Dica de branding: Tenha bom senso com sua imagem

Seja curioso
Essa curiosidade que leva ao aprendizado e ao aperfeiçoamento do seu trabalho, ainda mais se quiser seguir a dica de ser especialista em um único tema, que deve sempre ser estudado e atualizado.

Goste de ajudar pessoas
Gostar de ajudar as pessoas é outra característica marcante de profissionais que querem se tornar referência no mercado utilizando a internet como meio de atração de novos clientes.

Profissionais de sucesso realmente gostam de ajudar os outros e se sentem bem com isso, às vezes antes mesmos de assumirem essa profissão. Por isso, você deve ter a intenção genuína de fazer uma mudança na vida das pessoas. Eu, por exemplo, ajudo as pessoas através desse blog e isso contribuiu para o meu branding pessoal.

Seja ético
Essa é uma dica que nem deveria estar aqui. A ética é obrigatória para todo profissional e os problemas podem tomar proporções devastadoras sem ela. Por isso, qualquer um que queira começar a praticar Coaching, deve ter profunda e sólida base ética.

Respeite a técnica
Você não pode deixar de lado tudo que aprendeu logo após sair da graduação. As técnicas aprendidas lá são importantes e devem ser aplicadas no seu modelo de negócio.

No entanto, não pense que a inovação não é bem-vinda, mas tenha consciência de ter total domínio nas técnicas ensinadas antes de desenvolver a sua própria.

Mantenha seus valores em primeiro lugar
Além de ser ético, você precisa ser um profissional de valor. Roberto Navarro, o Coach Financeiro, deixou claro: “Preço a gente negocia, mas valor não”. Faça parcerias com quem divide os mesmos valores que você e tente se unir a pessoas com quem você se identifique nesse quesito.

Use seu Perfil Pessoal Para Se Divulgar
Não tenha medo de usar as ferramentas disponíveis na internet. Utilize as suas redes sociais para se divulgar, mantenha um blog atualizado, faça vídeos no YouTube, enfim. Também invista em palestras e lugares para realizar network, como eventos.

Pense em credibilidade
Credibilidade é a chave para uma carreira longa. Não faça falsas promessas e seja transparente com o seu público-alvo. Quanto mais fiel você for

Não desista
A jornada para o sucesso e a consagração da sua marca é longa. O branding não se faz do dia para a noite, mas é a construção de uma vida. Não desista e continue tentando, porque, em empreendedorismo, todo erro representa uma nova chance de acerto.

Com essas dicas, eu espero ter ajudado você a pensar no seu nome como uma marca. Isso deve ajudar no seu desempenho profissional e pessoal. Por isso não demore a colocar essas dicas em prática.

Você já faz um trabalho de branding com o seu nome?

Quais as principais dificuldades que encontra no caminho?

Comente aqui embaixo que eu quero te ajudar:

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Me conta depois os seus resultados, combinado? ?