Como vender mais sem ter uma legião de fãs!
Midias Sociais
24 de julho de 2017 • Dicas Para Vender Mais, Vender mais

Você acredita que só quando ter aqueles 10.000 fãs nas suas redes sociais é que vai conseguir vender mais pela internet?
OU Você pensa que só quando se tornar uma celebridade na web é que vai conseguir viver do seu negócio digital?
Se você acredita nisso, então este texto é pra você!
Eu vou te mostrar como um trabalho seguro e pontual é muito mais importante e te dá resultados melhores do que simplesmente espalhar ideias a esmo sem ter a certeza de um retorno.
Imagina que hoje você está gritando no meio de uma multidão, e em alguns caso pode até ser que funcione, mas saiba somente algumas poucas pessoas ao seu redor realmente vão te ouvir. E o pior é que essas que te ouviram podem nem ser as pessoas certas que vão entender o que você está querendo transmitir.
Portanto, não tenha dúvidas, se você quer que sua mensagem chegue perfeitamente para um grupo específico de pessoas, faça com que consigam perceber a simplicidade e a facilidade de consumir seus produtos ou serviços.
Por isso, na hora de divulgar sua imagem ou promover sua marca, começar apostando em quem está perto de você, e quem você tem certeza de que irá te ouvir é uma ótima estratégia de posicionamento.
Vender mais na internet depende de relacionamento
Mas o mais importante é perceber que essa divulgação passa pelo relacionamento com seu público. Qualquer que seja o meio de contato com eles, isso precisa estar bem alinhado com aquilo que você tem de proposta. Sua marca deve representar tudo que você é em cada ponto e para cada visão.
É preciso encontrar sua essência e fazer com que ela siga isso em qualquer que seja o meio onde você vá colocá-la. Seja em um anúncio no jornal ou um banner nas redes sociais, seja em um site, blog ou fanpage, qualquer lugar precisa ser a extensão da sua marca.
Por isso, não adianta falar com todos públicos em todas as oportunidades e ao mesmo tempo. Daí o cuidado com que seu público não esteja consumindo apenas propaganda, mas sim algo a mais. Conteúdo, feedback, responder aos comentários, o importante é fazer com que as pessoas vejam em você mais que simplesmente uma peça publicitária.
Algumas dicas para vender mais nas redes sociais
O segredo talvez esteja em não enxergar seu público como números, mas como pessoas únicas. Se aproximar de cada um com aquilo que eles precisam, como as demandas que muitas vezes nem sabem que têm. Oferecer algo especial a cada pequeno grupo que te escuta na multidão.
1 – Ofereça seu conhecimento de graça
Tanto aqui no blog, quanto na minha fanpage eu procuro manter uma frequência de conteúdos gratuitos sendo disponibilizados para quem me segue. Como ofereço serviços de consultoria personalizada e também meus cursos online, então para uma pessoa chegar a me contratar ela primeiro precisa passar na minha visão por 3 etapas: conhecer, confiar e comprar. Você que me lê agora, antes de contratar um serviço meu ou comprar um curso, precisa primeiro vai me conhecer e depois confiar que eu sou a pessoa certa que vai solucionar o seu problema.
Então a estratégia que eu utilizo para estabelecer essa confiança inicial é compartilhar pequenos “drops”, ou pílulas do que eu sei sobre mídias sociais, negócios online e marketing digital. Assim quando uma oferta for aberta para você, você já estará mais propenso a adquirir um produto ou serviço meu.
2 – O público e o meio
Sim, todos estamos conectados. E é um erro, pelo menos na minha visão, falar que seu negócio é ou online ou offline. Hoje tudo é negócio. E se você atua somente no offline e não existe uma forma de te encontrarem online você está deixando dinheiro na mesa.
E não entenda isso como, estar em todas as mídias sociais ao mesmo tempo. Mas pelo menos em UMA rede social é importante que você se mantenha assíduo e atualizado.
E como escolher a melhor rede social para me comunicar com meu público?
Tendo claro quem é o seu público. Por exemplo, se você atua no ramo de moda, então a rede social mais utilizada nesse ramo é o instagram. Esteja lá!
Já se você atua mais no mercado de carreira, a rede social mais utilizada para se comunicar com seu público é o LinkedIn. Tenha claro o perfil de cliente que você atende para assim fazer a melhor escolha de qual rede social você colocar suas energias.
E nesse início o que indico é você se comprometer com o que você vai conseguir sustentar. Se nesse momento você só consegue fazer uma postagem ao dia, então faça isso mas se mantenha nesse ritmo pelo menos por até 90 dias.
Só após esse período é que as pessoas ao seu redor vão começar a consolidar a sua imagem na cabeça delas para que se lembrem quem é você, o que você faz e como você pode ajudá-las.
3 – Sua imagem vende
Esse é um ponto crucial que eu venho falando bastante para os alunos do meu treinamento online Mídia de Resultado. Na internet a primeira impressão é a que fica. E lamento se você não concorda com isso, mas é a mais pura verdade.
Quando você ouve falar de alguém que seja interessante para você o que você faz? Vai logo procurar por essa pessoa no Google.
Uma das primeiras páginas que aparecem nessa pesquisa é a do perfil pessoal do facebook.
Você entra nesse perfil e começa a VER o que essa pessoa está compartilhando, postando, falando.
Bingo! A partir daí você começa a fazer uma pré-visualização de como essa pessoa é.
Se esse profissional não está bem posicionado, e ali você não encontrar nada que faça a ligação sobre o que você estava buscando sobre ele, então vai ficar mais difícil de criar essa conexão de confiança.
Mas Dayse, eu não sei o que postar nas redes sociais para começar a atrair o meu público…