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21 dicas de e-mail marketing para potencializar seu negócio!


Marketing Digital
23 de fevereiro de 2016 • , ,

Hello, Coach! Tudo bem? Hoje, eu vim falar de um assunto que está cada vez mais em alta no nosso universo: o e-mail marketing. Ele é considerado, atualmente, uma das maiores máquinas de vendas e de prospecção de clientes. E isso porque ele traz verdadeiros resultados!

O e-mail marketing é tão poderoso que boa parte dos especialistas de marketing digital adora repetir a frase: “o dinheiro está na lista”. Mas, se você ainda não conhece, pode ficar tranquilo que vou te ensinar o que é e-mail marketing e várias dicas para você utilizá-lo hoje mesmo na sua carreira!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma técnica de divulgação de informações, promoções e serviços por e-mail. Ele pode ser usado em diferentes formatos e para diferentes finalidades, como:

  •         Estreitar os laços entre empresa e cliente
  •         Medir resultados
  •         Fidelizar leitores
  •         Ajudar na segmentação e otimização do mailling

Agora que você já pode ter uma noção mais básica sobre e-mail marketing, vamos falar abaixo de alguns dos principais tipos e funções das mensagens de e-mail marketing, mas, antes, confira esse vídeo em que ensino como fazer sua primeira campanha com essa poderosa ferramenta:

Dicas para potencializar sua lista de e-mail marketing

1. Não compre listas de email.

Essa prática pode ser um tiro no pé na hora de potencializar o seu serviço de e-mail marketing. Comprar listas de e-mails é um gasto adicional que não surte os resultados desejados, além de poder destruir sua reputação.

Isso ajuda na fidelização e engajamento dos leitores. Outros motivos para a compra de listas de e-mail ser negativa são:

  •         Seu trabalho pode ser classificado como spammer
  •         O destinatário pode achar a prática abusiva e denunciar nas redes sociais
  •         Você pode parecer menos ético e serio

2. Diga aos leitores onde se cadastraram para receber o email marketing

A regra é a mesma da dica anterior, os leitores gostam de saber o motivo de estarem recebendo os seus e-mails. Se eles esquecerem porque estão na sua lista de contatos, podem classificar as mensagens como spam ou mandarem direto para a lixeira.

A simples inserção da mensagem “Você esta recebendo esse email porque se cadastrou no blog bydayse.com”, por exemplo, resolve esse problema.

3. Seja objetivo

Quando o assunto é escrever para e-mail marketing, a principal dica é: Menos é mais. O seu email estará concorrendo com muitos outros e se prolongar afasta e desestimula os leitores. Escreva o principal e apenas quando tiver algo realmente útil para comunicar.

4. Seja pessoal

Use seu nome ao invés do site ou da empresa, caso tenha criado uma empresa de Coaching. Essa prática aproxima o remetente e ajuda no relacionamento entre leitor e a companhia.

Por exemplo, ao invés de usar ByDayse, é melhor usar Dayse Galhardo como remetente do e-mail.

5. Use títulos fortes

Um título forte e chamativo pode ser a diferença entre um e-mail que é lido e alcança seu objetivo daqueles que irão direto para a lixeira.

Não seja preguiçoso, fuja de títulos como “Novo post do site” ou “Novidades de e-mail marketing”. O uso de palavras atraentes como “incrível”, “revolucionário” e “secreto” também é recomendado, mas evite escrever mais que 70 caracteres.

A frequência certa é um dos segredos do e-mail marketing

6. Acerte na frequência

Mandar muitos e-mails não é garantia de resultado. Na verdade, a atitude surte efeito contrário, já que os leitores ignoram ou cancelam a inscrição se receberem mensagens demais.

Procure enviar a mensagem apenas quando tiver algo realmente relevante a comunicar e controle, com ajuda de planilhas, programas ou aplicativos, a frequência dos e-mails. Dois e-mails por semana, ou menos, é o ideal.

7. Fale mais do leitor e menos de si mesmo

Evite falar demais de si mesmo nos e-mails aos possíveis clientes e leitores. Foque nele sempre. Seja sempre positivo para seu cliente. Mesmo quando estiver falando sobre suas ações, mostre que todos os esforços são para ele.

8. Ofereça recompensas para o leitor

Mande e-mails para sua lista de contatos com novidades e “presentes” exclusivos. Isso ajuda o leitor a se sentir importante e único, além de estimular a inscrição na sua newsletter. Esses presentes podem ser:

  •         Vídeos exclusivos
  •         E-books
  •         Cursos
  •         Tutoriais
  •         Descontos

9. Cuidado com as imagens

Muitos servidores de e-mail têm problemas em abrir mensagens com imagem anexo. A mensagem pode vir desconfigurada ou ser classificada como spam. Use apenas quando necessário e ainda assim com links e tamanho adequado.

10. Não deixe seu e-mail com cara de spam

Evite excesso de cores no texto, Caixa Alta, muitos pontos de exclamação. Essa atitude deixa a sua mensagem com jeito de Spam. Limite também o uso das expressões “free”, “promoção”, “clique aqui”, etc. Muitos servidores já identificam essas palavras como vinda de servidores maliciosos.

11. Cuidado com o excesso de promoções

Engana-se quem pensa que o excesso de promoções é a chave para maior alcance no marketing por e-mail. É preciso investir em fidelização do leitor e tentar aumentar o alcance social do seu produto ou site.

Seja cordial e educado em suas campanhas de e-mail marketing

12. Seja cordial e educado

Seja educado e confiável sempre. Use expressões como “está gostando desse artigo?”, “esse texto foi útil”. Essa atitude demostra que você quer sempre ajudar o leitor e melhorar o seu serviço.

13. Use links no corpo da mensagem

Quanto mais links no seu e-mail, mais chances do leitor acessar o seu texto. Mas cuidado para não exagerar na dose. Tente deixar o link principal e os demais bem localizados e claros ao leitor

14. Deixe o seu link mais importante em destaque

Não se esqueça de deixar o link para o seu site ou empresa em destaque no texto. Lembre-se de não colocar a imagem principal só no fim da página, mas também ao longo do e-mail, para que o leitor não tenha que rolar de mais a página.

15. Invista em uma base de contatos sólida

Mais uma vez, menos é mais quando de trata de e-mail marketing. Faça limpezas no seu mailling com frequência. Limpe os endereços que não chegam e os que nunca abriram suas mensagens, para formar uma base mais sólida, e economizar dinheiro com o serviço.

16. Se possível, trate seu remetente por nome

Algumas empresas e sites pedem apenas o endereço de e-mail do leitor, no entanto, alguns programas de cadastramento atuais colhem o nome da pessoal também. Usar o recurso de chamar o leitor pelo nome deixa seu e-mail mais chamativo e próximo ao remetente.

17. Teste vários tipos de e-mail

Não se limite ou se acomode em um padrão de e-mail marketing para todos os públicos. Teste formas de envio e diferentes materiais e avalie quais mensagens são mais lidas e quais têm o maior alcance.

Por exemplo: mande o e-mail com o mesmo conteúdo para dois grupos, mas mude a formatação do seu link principal e avalie qual foi melhor recebido.

O e-mail marketing pode ser potencializado com um P.S.

18. Use o P.S.

O P. S. (“post scriptum“, que em latim significa “escrito depois”) é um recurso que potencializa o seu e-mail. Após se despedir, deixe uma mensagem para os seus leitores interagirem com o site ou produto.

Esse é um recurso importante porque prende o leitor que apenas rolou seu e-mail! Se você escreve um e-mail marketing com “5 dicas incríveis para desenvolver habilidades pessoais”, pode colocar um “P.S.: A terceira dica transformou a minha vida”. Dessa forma, você chama atenção de quem apenas olhou seu e-mail rapidamente rolando até o final.

19. Deixe um link para opt-out visível

O Opt-out (descadastramento) é tão importante quanto o opt-in. Essa atitude demonstra clareza e te ajuda a ter um mailling mais efetivo. Seu leitor ficará mais seguro sabendo que pode desassinar aquela lista a qualquer momento.

20. Mensure os resultados

O e-mail marketing, além de um instrumento de interação entre você e o leitor, também é uma forma de conhecer melhor o mercado e o seu cliente. Para isso, é necessário mensurar tudo referente ao e-mail, como:

  •         Interação do leitor com o texto
  •         Número de e-mails lidos
  •         Quais mensagens têm melhor interação com o leitor
  •         Quais ações são as preferidas

21. Continue sempre se aperfeiçoando

Leia sempre e se aperfeiçoe cada vez mais. Inscreva-se em canais de e-mail marketing mais acessados e populares, fique de olho nas tendências de comunicação e acompanhe os maiores nomes do assunto.

Mas, eu acredito que você está seguindo muito bem essa dica se leu este artigo até aqui.

E agora quero saber de você:

Qual dessas dicas você mais gostou?

Qual dica daria para quem está começando agora com e-mail marketing?

Comente aqui embaixo para trocarmos muito mais conhecimento:

 

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Me conta depois os seus resultados, combinado? ?